Sebastianópolis do Sul está entre as 11 cidades brasileiras que dão um show em educação




  • Na última semana de julho foi divulgado o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que analisou o desempenho dos municípios, em 2016, em indicadores como atendimento à educação infantil, percentual de docentes com ensino superior no ensino fundamental (EF), taxa de distorção idade-série e posição dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o município de Sebastianópolis do Sul está entre eles.

    A nota varia de 0 pontos a 1: quanto maior o número, melhor é o desempenho da cidade.

    Com nota máxima no setor, dividem o pódio 11 municípios paulistas: Marília, Taguaí, Gabriel Monteiro, Birigui, Santa Fé do Sul, Sebastianópolis do Sul, Fartura, Junqueirópolis, Aspásia, Santa Salete e Nova Guataporanga.

    Apesar do resultado exemplar no levantamento, é importante ressaltar que apenas duas entre as melhores têm mais de cem mil habitantes – Marília, com 235,2 mil, e Birigui, com 120,6 mil moradores. As nove restantes têm entre 1,5 mil e 31 mil habitantes.

    Já a nota média do Brasil no índice de 2016 foi de 0,7689, uma leve evolução de 0,6% em relação ao ano anterior – ainda assim, o resultado cravou o pior crescimento em dez anos.

    Além disso, os indicadores de educação mostram que o país está longe de atingir as metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Uma das metas do Ministério para nortear o planejamento do setor, por exemplo, era universalizar a educação infantil na pré-escola até 2016. No entanto, o país alcançou apenas 80,4% no atendimento.

    Na avaliação da FIRJAN, apesar de a crise econômica ter impactado nos indicadores, a falta de recursos não foi um problema. “A principal barreira para o desenvolvimento dos municípios é a gestão mais eficiente dos recursos. Sem dúvidas, essas são questões a serem enfrentadas pelos próximos governantes que serão eleitos em 2018”, destaca o relatório.

    Veja na imagem abaixo o desempenho das cidades referência em educação no Brasil:


Veja Também


  • ago

    Festa do Peão de Sebastianópolis do Sul

    A administração do prefeito Manoel Erani Leite Magalhães marcou muitos ...

    leia na íntegra

  • mai

    Vem aí a 9ª Cavalgada de Sebastianópolis do Sul

    A tradicional Cavalgada de Sebastianópolis do Sul chega a sua 9ª edição...

    leia na íntegra

  • abr

    Páscoa 2018 em Sebastianópolis do Sul

    A lunos e participantes da terceira idade foram agraciados com o ovo de ...

    leia na íntegra

Últimos Eventos


  • fev

    Shows sertanejos agitam comemoração de aniversário em Sebastianópolis do Sul

    No último dia 27 de fevereiro, o Show com Divino & Donizete levantou a galera que cantou e divertiu junto com dupla o tempo todo, teve a entrega de uma viola profissional para a pessoa mais animad...

    saiba mais

  • fev

    Baile de Aniversário

    E no sábado à noite dia 28 realizou também um grandioso Baile de Aniversário com um grande público mais de 2 mil pessoas de todas as idades estiveram presentas e não deixou a desejar e se divertiram m...

    saiba mais

  • fev

    1ª Etapa do Circuito Interior Paulista de Motocross de Sebastianópolis do Sul

    A Prefeitura com apoio da Câmara Municipal de Sebastianópolis do Sul fechou contrato com a Eterno Promoções e Eventos e realizou uma grande festa em comemoração aos 51 anos de Emancipação Política Adm...

    saiba mais