FPM de março registra queda de mais de 20por cento na região aponta estudo




  • Os municípios da região de circulação do Jornal A Voz do Povo terão que se preparar para que a queda de mais de 20% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para março não seja tão sentida.

    De acordo com um estudo publicado pelo Observatório de Informações Municipais, calculada pelo economista François Bremaeker, especialista em questões municipais, se comparado ao mês de fevereiro, o repasse do FPM cai na região toda.

    O município de Monte Aprazível é o que registra a menor queda, de 20,7%. Seguido por Nhandeara com 24,2%. Já Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Magda, Nipõa, Nova Luzitânia, Poloni, Sebastianópolis do Sul, Turiúba e União Paulista registram queda de 24,3%. Confira os valores na tabela abaixo.

    “Fizemos uma gestão de análise a outros impostos como ITBI e ISS para não sentir alguma queda na arrecadação”, afirma o prefeito de Monte Aprazível, Mauro Vaner Pascoalão.

    O FPM tem apresentado mudanças nos últimos cinco anos, crise sentida por vários municípios e que tem deixado a Prefeita de União Paulista, Marli Padovezi, também preocupada com a situação financeira do município. “Essa movimentação política prejudicou os municípios de pequenos portes, onde o FPM é sua única fonte de arrecadação, município que não tem indústrias, e outros tipos de impostos, o que prejudica diretamente o planejamento e o desenvolvimento econômico dos municípios, que infelizmente afeta a população como um todo”, lembrou. Essa preocupação se confirmou recentemente em uma publicação da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) Boletim de janeiro. “Logo no início de 2009, o declínio apresentado pelo Fundo Participação do Município foi preocupante e a recuperação só aconteceu em Janeiro de 2010, quando a transferência voltou ao patamar anterior à crise”, disse o Presidente da CNM Paulo Ziulkoski. Ele ainda completa, “mas com a ação do governo de adotar medidas anticíclicas (isenção de impostos) só piorou a complicada situação dos Municípios”.

    “A arrecadação de tributos compartilhados entre União, Estados e Municípios diminuiu, e os cofres municipais foram sacrificados. O maior exemplo é o imposto sobre produtos industrializados (IPI), que faz parte da composição do FPM. Para incentivar a compra e manter a economia aquecida, o governo federal desonerou este imposto e, ao mesmo, tempo, fez o repasse aos Municípios despencar”, concluiu Marli.

    Os repasses de FPM do Governo Federal servem para os prefeitos pagarem salários de funcionários públicos, realizarem manutenções e pequenas obras e é a principal fonte de recursos para as pequenas cidades, que não contam com arrecadação própria expressiva.

    Repasse do FPM em 2014

    (em reais)

    Município Fevereiro Março Diferença em %
    Floreal 575,5 mil 436 mil -24,3
    Gastão Vidigal 575,5 mil 436 mil -24,3
    Macaubal 575,5 mil 436 mil -24,3
    Magda 575,5 mil 436 mil -24,3
    Monções 575,5 mil 436 mil -24,3
    Monte Aprazível 1,1 milhão 872 mil -20,7
    Nhandeara 767,3 mil 581,3 mil -24,2
    Nipoã 575,5 mil 436 mil -24,3
    Nova Luzitânia 575,5 mil 436 mil -24,3
    Poloni 575,5 mil 436 mil -24,3
    Sebastianópolis do Sul 575,5 mil 436 mil -24,3
    Turiúba 575,5 mil 436 mil -24,3
    União Paulista 575,5 mil 436 mil -24,3


    Fonte: Observatório de Informações Municipais


Veja Também


  • jun

    Município define Semana do Bebê

    N o dia 17 de junho aconteceu uma reunião na Prefeitura Municipal de Se...

    leia na íntegra

  • jun

    Região discute projeto de reforma e ampliação do Hospital São Domingos

    N a noite do dia 23 de maio, a Loja Maçônica São João de Nhandeara abriu...

    leia na íntegra

  • abr

    Sebastianópolis do Sul contra o Aedes Aegypti

    N o mês de março e abril a Equipe de Combate a Dengue e a Equipe do ESF ...

    leia na íntegra

Últimos Eventos


  • fev

    Shows sertanejos agitam comemoração de aniversário em Sebastianópolis do Sul

    No último dia 27 de fevereiro, o Show com Divino & Donizete levantou a galera que cantou e divertiu junto com dupla o tempo todo, teve a entrega de uma viola profissional para a pessoa mais animad...

    saiba mais

  • fev

    Baile de Aniversário

    E no sábado à noite dia 28 realizou também um grandioso Baile de Aniversário com um grande público mais de 2 mil pessoas de todas as idades estiveram presentas e não deixou a desejar e se divertiram m...

    saiba mais

  • fev

    1ª Etapa do Circuito Interior Paulista de Motocross de Sebastianópolis do Sul

    A Prefeitura com apoio da Câmara Municipal de Sebastianópolis do Sul fechou contrato com a Eterno Promoções e Eventos e realizou uma grande festa em comemoração aos 51 anos de Emancipação Política Adm...

    saiba mais