O Município


HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SEBASTIANÓPOLIS DO SUL

Em 1905, quando Januário Alves Ferreira doou 170 alqueires de terra para a Diocese de São José do Rio Preto, o povoado ficou conhecido por RIBEIRÃO por estar situado a aproximadamente 500 metros do Córrego do Ribeirão, tendo sua forma assemelhada a uma península por estar cercada por córregos por três lado. Como já dito, seu padroeiro é São Sebastião, reverenciado todos os anos no dia 20 de janeiro.

O fundador, Seu Januário, possui aproximadamente 2000 alqueires de terras no Município, tendo a lavoura de cereais e criação de gado como atividades principais, hoje a Praça da Matriz leva seu nome em agradecimento aos relevantes serviços. Em 1953, através de Lei Estadual 2456/53 de 31/12/1953 foi criado o distrito de Paz de Sebastianópolis do Sul.

Januário Alves Ferreira, nasceu aos 18 de setembro de 1866, filho de José Alves Ferreira e Imbilina de Souza, foi casado com a Senhora Maria Jacinta de Jesus, com quem teve 14 filhos, faleceu no dia 13 de abril de 1948 na cidade de Monte Aprazível.

Em 1956 o vilarejo foi elevado a categoria de Distrito, pertencente ao município de Monte Aprazível, permanecendo assim até o dia 28 de fevereiro de 1964, quando foi municipalizado tornando-se autonomo em seu destino.

Nesta data, por intermedio da Lei Estadual 8.092, foi elevado a condição de município, por esforço do Sr. Frederico Raia, vereador da época, sendo primeiro prefeito, a cidade conta hoje com diversas obras em seu nome em reconhecimento aos seus esforços.

Origem

Sebastianópolis do Sul, teve origem de seu nome em São Sebastião (Padroeiro da Cidade) , Polis (cidade) do Sul (para diferenciar de uma outra Sebastianópolis existente no estado do Rio Grande do Norte.

A cidade originou-se com a construção de uma capela coberta de palha no centro da gleba de terra doada. Depois tivemos a construção de uma Igreja, já em alvenaria e um coreto, que servia para realização de eventos e festividades, entre eles o mais destacado eram as quermesses em louvor a São Sebastião, servia ainda de ponto de encontro para que os jovens pudessem ouvir musicas, por ser o unico local na cidade que contava com serviço de auto-falante um feito excepcional para a época.

Durante o processo de urbanização Sebastianópolis contava com um crescimento muito tímido, pois pouco oferecia para que as pessoas deixassem a zona rural e viessem para a cidade, onde o comércio era muito pequeno, com poucos comerciantes, podemos observar por ser totalmente desprovida de habitações conforme fotos.

Então, os primeiros moradores foram construindo suas casas em volta a capela, formando assim o centro da cidade, onde permanece até os dias de hoje. Nota-se nas fotos que nos anos 80 já pudemos notar o quanto a cidade se desenvolveu, com grande migração do pessoal do campo para a zona urbana, se compararmos as fotos dos anos 60 com fotos dos anos 80 notamos a grande transformação ocorrida em Sebastianópolis do Sul.

De alguns anos para cá a cidade conta com prédios residenciais, comerciais e ainda com 100 % de infra estrutura (rede coletora de esgoto, abastecimento de água e pavimentação asfaltica), conseguido graças aos esforços de prefeitos que por aqui passaram e realizaram estas obras juntamente com a lagoa de tratamento de esgoto, inexistente em diversas cidades de nossa região.

HINO DO MUNICÍPIO DE SEBASTIANÓPOLIS DO SUL

"Sebastianópolis" bela e amada venerando sempre São Sebastião Ribeirão antigo de águas abençoadas o progresso é a tua redenção

Tua gente planta a semente do amor o teu povo cultiva a planta da felicidade a tua agricultura as árvores frutíferas traz prosperidade, divisas e labor

Terra tão bela cheia de tradições maravilha de glórias e conquistas no trabalho harmonia e devoção tua alma heróica de bravo sertanista

Avante Sebastianópolis, oh cidade do Sul vive do aroma a perfumar entre vergéis tens a pureza do infinito céu azul vive da fé, tens a crença entre fiéis

Torrão amado, botão em flor os teus filhos a veneram com louvor terra tão fértil de belezas mil desabrochando em teu perfil "Paraíso terrestre" recanto gentil tua gente hospitaleira e teu porvir teu futuro será cheio de glórias Rincão Paulista do Brasil

DADOS GEOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO DE SEBASTIANÓPOLIS DO SUL

Dentre os acidentes geográficos destaca-se o Rio São José dos Dourados, afluente do Rio Grande, que dista de 12 a 18 km da sede do município, sendo ainda o unico rio existente no município. O município está localizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, a uma distância de 506 Km da Capital Paulista.

Limita-se com os seguintes municipios: Monte Aprazivel, Tanabi, Cosmorama, Votuporanga e Nhandeara.

FRONTEIRAS MUNICIPAIS

Com o Município de Votuporanga começa no Rio São José dos Dourados, foz do córrego do Encachoeirado, sobe por este rio até a foz do córrego do Prata.

Com o Município de Cosmorama começa no Rio São José dos Dourados, Foz do Córrego do Prata, sobe por aquele até a foz do córrego do carrilho.

Com o Município de Tanabi começa na foz do Córrego do Carrilho, seguindo pelo Rio São José dos Dourados até a foz do córrego da Fortaleza.

Com o Município de Monte Aprazivel começa na foz do Córrego da Fortaleza, seguindo pelo Rio São José dos Dourados, pelo qual sobe até a foz do córrego do retiro, sobe por este córrego até sua cabeceira no espigão mestre São José dos Dourados-Tiete, segue pelo espigão-mestre até a cabeceira setentrional do córrego do Pauã ou Virgilato.

Com o Município de Nhandeara começa no espigão-mestre cabeceira setentrional do córrego do Pauã ou Virgilato, segue pelo espigão-mestre até cruzar com o divisor Ribeirão-Bonsucesso a esquerda, e com os córregos do Ribeirão, do Varjão, do Mendes e do Encachoeirado a direitra, segue por este divisor até a cabeceira sudo-ocidental do córrego do encachoeirado pelo qual desce até sua foz no Rio São José dos Dourados, onde tiveram inicio estas divisas.

Lei 8.092, de 28 de fevereiro de 1964 ( Dispõe sobre o quadro Territorial Administrativo e Judiciário do Estado - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

FISICO

Região administrativa de São José do Rio Preto
Região de Governo Votuporanga
Área de 6000 alqueires de terras aproximadamente 157 km2
Área urbana 3 km2
150 km de estradas rurais
17 km de estradas municipais pavimentadas
Altitude 430 metros
Latitude 20º 41`
Longitude 49º 56`
Seu solo é na grande maioria de boa qualidade, proprio para o cultivo do café, arroz, milho, pastagens e cana-de-açucar.
O clima é temperado

Sua vegetação foi por muitos anos de alto porte (matas) e pequenas parcelas de cerrado (cerradão) sendo assim até hoje considerado do ponto de vista geográfico, mas que devido as interferências adotadas pelo homem em busca de desenvolvimento sofreu grandes modificações.

POPULAÇÃO

De acordo como censo de 2000 a população é de 2.546 habitantes, mas hoje estima-se, que está entre 3.500 habitantes, com 75 % de sua população residentes na zona urbana, sem contar evidentemente com a migração de pessoas de outras cidades para trabalharem na cana-de-açucar.

FERIADOS MUNICIPAL

20 de Janeiro - Padroeiro São Sebastião
28 de fevereiro - São Romano - Aniversário do Município
Sexta-Feira da Paixão
06 de Agosto - São bom Jesus
20 de novembro – Consciência Negra

Categorias

Últimos Eventos


  • fev

    Shows sertanejos agitam comemoração de aniversário em Sebastianópolis do Sul

    No último dia 27 de fevereiro, o Show com Divino & Donizete levantou a galera que cantou e divertiu junto com dupla o tempo todo, teve a entrega de uma viola profissional para a pessoa mais animad...

    saiba mais

  • fev

    Baile de Aniversário

    E no sábado à noite dia 28 realizou também um grandioso Baile de Aniversário com um grande público mais de 2 mil pessoas de todas as idades estiveram presentas e não deixou a desejar e se divertiram m...

    saiba mais

  • fev

    1ª Etapa do Circuito Interior Paulista de Motocross de Sebastianópolis do Sul

    A Prefeitura com apoio da Câmara Municipal de Sebastianópolis do Sul fechou contrato com a Eterno Promoções e Eventos e realizou uma grande festa em comemoração aos 51 anos de Emancipação Política Adm...

    saiba mais